top of page

Qual o seu motivo para vir para Itália?

Atualizado: 7 de jan. de 2023

Você já parou para pensar no por que está escolhendo vir para a Itália?

Dra. Ariane Armando Alves e sua família
Alex Alves, Gianluca, Ramiro e eu - Itália - Dezembro de 2022

Ontem mesmo estava assistindo um vídeo de um italiano que decidiu se mudar para o São Paulo com a família e passou por uma experiência bem engraçada.


Seus amigos italianos comemoraram junto com ele a decisão, dizendo o quanto ele era sortudo por ter a oportunidade de sair da Itália, que aqui já não é mais possível viver, se pagam muitos impostos, é um país muito atrasado e que se tivessem a mesma oportunidade não pensariam duas vezes para fazer a mesma coisa. Por outro lado, quando chegou ao Brasil, frequentemente os brasileiros que conheciam ficavam incrédulos com a decisão dele, justificando os mesmos motivos que os italianos!!


Devo confessar que eu passei O MESMO tipo de experiência, mas dessa vez com brasileiros comemorando e com italianos questionando o motivo de eu ter deixado o Brasil!


Acontece que ambos os países tem seus prós e contras e o que deve ser considerado é o que você está buscando para sua vida ao escolher mudar de país!!


Se você está buscando segurança, sem dúvida alguma a opção é Itália.. se você acha que a saudade vai ser um ponto muito pesado na sua adaptação, talvez seja interessante rever suas escolhas.


Quando decidi sair do Brasil, foi por ter plena consciência de que não poderia fornecer aos meus filhos uma educação de qualidade, mesmo porque não tinha condições financeiras para isso e infelizmente a educação pública no Brasil deixa a desejar, por motivos que não vem ao caso neste post. E não me decepcionei em momento algum com o setor educacional. Meu filho iniciou na escola materna, passou pela primaria, sempre com professoras maravilhosas e que você claramente identifica que amam o que faz.


Talvez pelo fato de que aqui a diferença salarial seja bem tênue e todos tenham acesso aos mesmos tipos de serviços, muitos escolhem a profissão justamente pelo amor que tem por elas e isto faz a maior diferença quando estamos falando do trato com crianças.


Ao chegar aqui, acabei constatando diversas outras vantagens que eu nem pensei antes de vir, como por exemplo, o fato de vir de uma família de origem italiana, onde muitos dos costumes da terra da bota já estavam bem implementados, não tive a gritante adaptação de cultura que muitos reclamam.


Em compensação, a area de saude que eu acreditava ser de primeiro mundo (quis dizer no sentido de rapidez e nao qualidade) na verdade tem muitos percalços, os agendamentos são distantes e o conceito de plano de saúde aqui nem faz sentido, pois afinal todos usam o sistema público e funciona, mas não na velocidade que eu imaginava e o termo burocracia é extremamente vivo nesta área!!


Agora, se por acaso você está se mudando para o norte da Itália, prepare-se para a diferença climática… morar em uma região em que faz frio de 4 a 6 meses do ano, não é muito fácil para quem vem do Brasil onde temos prevalentemente calor! A princípio você pode não achar relevante este fator, mas quando estiver aqui com certeza vai afetar o seu conceito! Frequentemente eu me pego pensando em mudar para o Sul ... será???


Faça uma lista enumerando todos os pontos que poderiam influenciar na sua decisão, compare as regiões, faça um bom planejamento e curta cada etapa desse processo e dessa mudança, afinal, toda experiência constrói, seja ela boa ou ruim!!


Ariane Armando Alves

@bentornatoeuropa


Posts recentes

Ver tudo
O GRANDE DIA!

O GRANDE DIA!

1 Comment


vivianearmando
Jan 08, 2023

Ahhh, e vale lembrar que quem queira vir para o norte da Itália, que é o caso de todos nós,ñ é o máximo de frio que estávamos acostumados no Brasil, pelo menos o frio que sentíamos no interior de São Paulo, é frio de verdade, ñ é para os fracos ñ....kkkk 🤣🤣🤣🤣🤣🤣, mas como minha amiga Vanessa disse, podemos reclamar do frio só entre nós que preferimos o inverno 🤷🏻‍♀️🤣🤣🤣

Like
bottom of page